Software de prateleira ou personalizado: qual é a melhor opção para o seu provedor?

Quando um provedor atinge um determinado número de clientes atendidos (geralmente por volta da primeira centena), ele precisa de uma sistema de gestão para auxiliar sua operação de forma que dê conta do aumento na demanda e não prejudique o seu crescimento a longo prazo. Quando isso acontece, ele pode recorrer a duas opções: um software de prateleira ou um software personalizado. 

Ambas as opções são amplamente ofertadas no mercado e cada uma possui características particulares que devem ser consideradas antes de adquiri-las. Para ajudar você nessa decisão, fizemos esse artigo onde destacamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de software. Além disso, vamos explicar qual é a escolha mais indicada levando em consideração as necessidades de um provedor de internet. Ficou curioso? Então confira agora!

O que são software de prateleira e software personalizados?

Antes de comparar, precisamos explicar as especificidades de cada tipo de software.

Um software de prateleira é um sistema padrão desenvolvido e comercializado da mesma forma para todas as empresas. Nesse modelo, o objetivo é suprir as necessidades do maior número de clientes possíveis, portanto as funcionalidades dele são as mesmas oferecidas para todos. Na maioria dos casos, ele é ofertado em formato de SaaS (software as a service), ou seja, o acesso ao programa é feito pelo navegador da internet. Um exemplo de SaaS é o próprio MK Solutions ou o software da RD Station.

Já um software personalizado, assim como o próprio nome sugere, é completamente desenvolvido e customizado sob medida para cada cliente em específico. Nesse caso, o provedor solicita para uma empresa desenvolver o programa de acordo com as ferramentas e funções que mais acha adequadas para o negócio.

Qual é o melhor?

A seguir vamos comparar ambos os tipos de produtos e indicar qual é o melhor em determinada categoria..

Implantação

A porta de entrada de qualquer software é o processo de implantação. Neste momento ocorre o diagnóstico da operação do seu provedor, a configuração do sistema e treinamento do time com as ferramentas oferecidas. É um dos momentos mais importantes no processo de aquisição de um sistema, pois vai garantir que o cliente tenha uma boa experiência e consiga usufruir de todas as funcionalidades que precisa.

Nesse sentido, um software de prateleira ganha vantagem por já existir um processo interno de implantação bem definido, além de oferecer um time de suporte qualificado para tirar dúvidas no momento da migração de dados. Em termos práticos, um software de prateleira garante mais agilidade e economia de tempo nesse processo que costuma ser mais demorado. De acordo com Luana, coordenadora de implantação da MK Solutions, o período dessa etapa costuma demorar em média 30 dias úteis. Esse número pode variar levando em consideração o tipo de software, número de informações e tamanho da equipe.

Em contrapartida, um software personalizado demora, no mínimo, o triplo do tempo para ser implementado. Isso ocorre porque é necessário que a empresa prestadora de serviços crie o sistema do zero, baseado nas demandas do cliente. Portanto, o tempo hábil para a equipe do seu provedor passar a utilizar o sistema no dia a dia, costuma ser mais oneroso, considerando também todo o processo de migração de dados, apresentação e treinamento das novas ferramentas.

Customização

Nesse ponto, sem sombra de dúvidas, um software personalizado tem vantagem. O sistema é construído e entregue com as ferramentas desejadas para as demandas daquele provedor em específico.

Além disso, o fato do sistema ser open source, permite que, após a entrega, o próprio usuário faça alterações no sistema e adapte-o às novas necessidades. Entretanto, nesse sentido, é importante ressaltar que é necessário alguém na equipe com conhecimento em programação para fazer alterações póstumas, o que sabemos que não é a realidade da maioria dos provedores do Brasil, principalmente os menores. Por isso, deve ser considerado contratar um programador terceirizado para fazer essa operação se for a intenção.

O software de prateleira, por outro lado, é vendido de forma padronizada com as mesmas funcionalidades para todos os clientes. Ele é atualizado periodicamente, porém as demandas de desenvolvimento e novas funcionalidades ocorrem em um processo de sprints baseado nas tendências do mercado e necessidades gerais dos clientes. Ou seja, ele não é personalizado de acordo com a solicitação de um cliente em específico e sim, a partir de feedbacks gerais. Por isso, ao escolher um software de prateleira, é importante conhecer muito bem as opções do mercado para saber se as funcionalidades oferecidas irão atender de fato suas demandas atuais e também as futuras.

Segurança

Um provedor lida com milhares de informações privadas diariamente, principalmente de clientes, portanto é essencial que exista uma política rígida contra vazamentos ou ciberataques. Um software personalizável costuma utilizar uma hospedagem dedicada na nuvem, ou seja, o banco de dados só pode ser acessado pela equipe do próprio provedor. Isso, sem dúvidas, minimiza os riscos de vazamento e exposição de informações de terceiros, algo que exige atenção redobrada a partir de agosto deste ano, visto que as penalidades para LGPD já passam a entrar em vigor.

Em um sistema de prateleira, os dados do seu negócio precisam estar disponibilizados para a empresa garantir o monitoramento e suporte. Portanto é de responsabilidade da empresa prestadora de serviço garantir a fidelidade e sigilo dessas informações.

Nesse sentido, é importante trabalhar com um fornecedor que seja confiável e referência no segmento. E busque sempre questionar se a empresa já está adequada de acordo com as novas legislações da LGPD. Por segurança, o vazamento de informações costuma estar previsto em contrato, onde a empresa responsável pelo software estará sujeita a multas por qualquer incidente do tipo.

Além da segurança de informações, também é necessário avaliar os riscos ocasionados por bugs e problemas de hardware. Claro, em ambos os casos, não há garantia 100% de segurança nesse sentido, afinal falhas no sistema podem acontecer. Portanto, um software de prateleira costuma ter a vantagem de já ter um suporte pronto para resolução de problemas específicos, em alguns casos, como o da MK Solutions, o suporte é, inclusive, 24 horas por dia.

Custo benefício

Qualquer software qualificado, com funcionalidades essenciais para a operação de um provedor de internet, exige um investimento que pode variar de acordo com a qualidade do produto. Um software de prateleira costuma ser muito mais barato que um software personalizado.

O formato de pagamento é negociável, mas na maioria das vezes ocorre através de mensalidades ou anuidades. Além de pagar para receber o próprio sistema, com as ferramentas que você precisa, o pacote também inclui o atendimento ao suporte (que pode ser limitado ou não), além da expertise dos profissionais que desenvolvem e conhecem o mercado de provedores de internet.

O software personalizado, por sua vez, passa a ser inicialmente mais caro, pois prevê os custos de desenvolvimento de um sistema do zero. A longo prazo, os valores de ambas as categorias costumam se equiparar, porém, no caso de um software personalizado, na maioria das vezes, a empresa prestadora de serviços não é especializada no seu negócio em específico. Portanto, dessa forma ela pode não oferecer um valor agregado muito alto, principalmente levando em consideração inteligência de um mercado que é tão específico, assim como o de provedores de internet.

Qual opção escolher para o meu provedor?

Antes de pensar em adquirir um software, você precisa entender perfeitamente quais são suas necessidades. No caso específico de provedores de internet, um software de prateleira é, na maioria das vezes, capaz de suprir todas as principais demandas operacionais do dia a dia. 

Além das ferramentas básicas como conciliação bancária, provisionamento, alguns deles também oferecem uma integração facilitada com equipamentos terceirizados de outras marcas, como ONUs e cabos. Como foi mencionado anteriormente, também deve ser avaliada a possibilidade de ter um suporte qualificado e uma empresa que seja confiável e tenha experiência no segmento.

Nesse sentido, o MK Solutions é um SaaS com 13 anos de experiência no mercado e há 4 anos consecutivos é eleito o melhor software para provedores do Brasil. Além de oferecer o sistema mais completo em relação aos concorrentes, oferece um suporte especializado 24 horas por dia e também disponibiliza produtos adicionais que são integrados nativamente com o sistema base.

Se você quer saber mais sobre o nosso sistema, entre em contato com um de nossos especialistas! Ficaremos extremamente contentes em tirar as suas dúvidas!

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