De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet. Esses dados não só comprovam que o mercado de provedores de internet está em constante expansão, como estimulam o empreendedorismo voltado ao segmento.
Mas, para que o crescimento de um provedor de internet ocorra de forma bem-sucedida, é necessário um bom planejamento e uma estrutura condizente com os resultados almejados no futuro.
A MK Solutions possui mais de 13 anos de experiência no mercado de ISPs, tendo mais de 33% de clientes entre os médios e grandes provedores de internet do Brasil. Por isso, selecionamos 7 estratégias que farão seu provedor crescer do jeito certo. Confira a seguir:
1) A estrutura adequada é essencial
O primeiro passo para o crescimento de um provedor de internet é garantir a qualidade de conexão dos usuários, por isso, a estrutura do seu negócio é determinante.
Pequenos, médios e grandes provedores precisam adequar sua infraestrutura com a demanda atual e com a previsão de crescimento, para que assim, alcancem melhores resultados que a concorrência e não percam seus assinantes ao longo do tempo.
Pensando nisso, a MK Solutions desenvolveu o MK ERP, o software de gestão para provedores de internet mais utilizado do país, que permite não só controlar toda a infraestrutura da empresa, como calcular previsões financeiras, monitorar redes, contatar clientes da melhor forma, dentre tantas outras vantagens. Veja aqui!
Além disso, o MK ERP atende do pequeno ao grande provedor, acompanhando o desenvolvimento das empresas e evitando a troca do sistema em casos de grande expansão.
2) Faça uma boa gestão financeira
Parece óbvio, mas vale ressaltar: as finanças do seu provedor são fundamentais para que ele possa crescer. Você deve acompanhar as receitas e despesas de perto, planejando e prevendo gastos futuros, além de tentar reduzir custos sempre que possível.
Nesse sentido, dois recursos são fundamentais: colaboradores e tecnologia. Se você não é um especialista em finanças, o ideal é contar com uma equipe capacitada, que entenda do assunto e seja de confiança. Delegue, mas esteja sempre acompanhando tudo.
Os softwares de gestão financeira, como o MK ERP e o MK BI, também são de grande auxílio, pois facilitam a organização e a visualização das informações, possibilitando conhecer o panorama das finanças da empresa com maior praticidade. O novo MK BI foi lançado no Encontro Nacional ABRINT 2021, tornando-se um case da MK Solutions e possibilitando que milhares de provedores tenham o controle das suas finanças de forma ágil e muito prática. Vale o investimento, saiba mais aqui.
3) Foco no cliente
Independentemente do segmento que você esteja investindo, a dedicação ao cliente será primordial. Uma comunicação eficaz e o marketing fazem toda a diferença nesse aspecto.
Diversas estratégias podem ser adotadas, a depender do seu público-alvo: mídias tradicionais, como jornais e outdoors, em geral funcionam bem para cidades pequenas (e do interior), mas o e-mail marketing e as mídias sociais são ferramentas com ótimo custo-benefício e capacidade de gerar resultados.
Entretanto, preocupar-se apenas em captar novos clientes não é suficiente. Para aumentar a sua participação de mercado, é fundamental entender a voz do público, fechar a porta dos fundos — ou seja, garantir que os atuais consumidores não cancelem seus contratos. Além da qualidade da conexão, o atendimento e o suporte são pilares importantes para esse fim.
4) Tenha o melhor atendimento e suporte
O provedor de internet que oferecer um bom suporte aos usuários terá nisso um diferencial de mercado, tendo em vista, a cultura de mau atendimento de muitas das grandes operadoras de internet do Brasil.
Para tanto, alguns objetivos devem ser estabelecidos em todos os seus canais de atendimento:
Disponibilidade: no caso dos provedores de internet, é importante oferecer um horário de atendimento estendido e que inclua os finais de semana;
Eficácia: os atendentes devem ser orientados para resolver problemas e, quando for necessária a visita de um técnico, agendá-la conforme a disponibilidade do cliente;
Agilidade: o consumidor sem conexão quer ter o seu problema resolvido o mais rápido possível. Por isso, é importante garantir agilidade no seu atendimento e suporte.
Oferecer atendimento e suporte de qualidade é uma excelente forma de reter os seus clientes atuais e, até mesmo, de conquistar novos. Com o MK BOT seu provedor vai atender mais clientes sem a necessidade de contratar mais atendentes, aumentando a eficácia do contato com os usuários e favorecendo o desenvolvimento do seu negócio.
5) Atenção aos preços e planos
Tendo em vista a realidade econômica brasileira, os preços e planos podem ser fatores mais que essenciais para o crescimento do seu provedor de internet.
Por isso, é determinante que se olhe para os dois lados: o valor deve cobrir os custos da empresa, como fornecedores, funcionários, investimentos em marketing e outros; e, ao mesmo tempo, ser competitivo, de modo a atrair novas pessoas.
Além disso, é importante incluir nesta equação os valores cobrados pelos concorrentes, afinal, se os seus forem muito maiores, provavelmente as pessoas escolherão outra empresa.
Bons planos, como os famosos “combos” também são uma ótima alternativa. O provedor garante a satisfação do cliente, que utiliza mais serviços a preços justos. Esta também é uma possibilidade oferecida pelo MK ERP, o software de gestão criado pela MK Solutions para trazer inúmeras vantagens aos assinantes da sua internet.
6) Sempre que possível, reduza custos
Ao cortar custos, o empreendedor consegue melhorar os resultados do provedor de internet (ou seja: aumentar a lucratividade) e, ainda, oferecer preços mais competitivos aos consumidores.
Mas como fazê-lo? Temos algumas sugestões:
– Reduza o consumo de energia elétrica apagando luzes desnecessárias, desligando o ar condicionado em salas vazias e os monitores dos computadores ao sair, quando possível;
– Evite impressões e cópias em papel, fazendo com que os processos se tornem mais digitais;
– Otimize as rotas das visitas técnicas, a fim de reduzir os custos com combustíveis e manutenção dos veículos.
7) Contrate as pessoas certas
Dificilmente será possível fazer provedores de internet crescerem sem a seleção de uma boa equipe. É indispensável que você contrate funcionários determinados a alcançarem as metas de vendas.
Por isso, crie um ambiente corporativo agradável e recompensador. Estimule a criatividade e a troca de ideias, invista no treinamento da sua equipe e desenvolva um plano de carreira com uma política de remuneração justa.
Esse investimento interno, somado a um bom planejamento estratégico voltado para resultados, certamente fará com que o seu provedor colha bons frutos.
O mercado de internet é, em muitos casos, competitivo — é preciso lidar tanto com a concorrência local quanto com as grandes empresas, que fazem investimentos massivos em marketing. O alicerce para provedores de internet crescerem é oferecer uma conexão de qualidade associada a um bom atendimento e suporte técnico eficaz.
Vamos colocar as 7 estratégias em prática?
No próximo artigo mostraremos como o seu provedor pode crescer sem perder o controle dos assinantes e das finanças. Acompanhe o blog da MK Solutions e fique ligado(a) nas nossas redes sociais.