Você sabe melhor do que ninguém que os desafios da área de provedor de internet são inúmeros. A democratização dos dispositivos, aliada ao avanço da tecnologia, permitiu que mais pessoas permaneçam conectadas, consumindo conteúdo na web durante boa parte do dia.
Um cenário de alto consumo, no entanto, tem ao menos dois desdobramentos importantes: por um lado, a concorrência aumenta, uma vez que um número cada vez maior de empreendedores enxerga oportunidades de negócio; por outro, a procura também cresce — e é preciso garantir que a infraestrutura suporte um volume maior de requisições.
Primeiro, vamos destacar a importância de conhecer as demandas do mercado, antevendo alternativas para manter a competitividade do serviço e a lucratividade do seu provedor . Em seguida, detalharemos quais são os principais desafios da área e daremos dicas preciosas para que você possa enfrentá-los e superá-los com consistência e efetividade.
Preparado? Boa leitura e bons insights!
Como está o mercado atual de provedores?
A pesquisa TIC Domicílios 2019, idealizada pelo Cetic.br (Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação), apontou que, só no Brasil, há 134 milhões de usuários de internet. O crescimento anual de indivíduos conectados é de, em média, 3,3%.
Além disso, segundo a Anatel, até o final do 1º semestre de 2020, mesmo crescendo ~67% nos 12 meses passados, a fibra óptica só alcançou 38,6% do total de assinaturas no país.
Os números são expressivos e fornecem uma visão clara da escalada digital no país: a demanda é ascendente, historicamente positiva e ainda existe muito espaço para que os provedores de internet possam crescer.
Frente a um cenário tão promissor, é natural que o mercado responda à altura, certo? Inovações tecnológicas, por exemplo, são constantes — basta ver as possibilidades da Internet das Coisas (IoT) e o potencial do 5G, para citar apenas algumas. Por isso, as empresas do setor devem se manter atentas às tendências e aos avanços da área.
Os desafios para ISPs, porém, não param por aí. Questões relacionadas à infraestrutura, atendimento e gestão de alta performance também são peças vitais para o crescimento de negócios no curto, médio e longo prazo.
Quais são os principais desafios da área de provedor de internet e como superá-los?
A essa altura, você provavelmente já percebeu que é necessário investir tempo — e dinheiro — no desenvolvimento sustentável do seu negócio ISP. Afinal, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado em rápido crescimento, mas cada vez mais acirrado, a habilidade de aprender rápido, de inovar com inteligência e de otimizar processos e estratégias faz, de fato, toda a diferença.
Antes de mais nada, é fundamental que você tenha um panorama das principais demandas e dificuldades do setor, endereçando o que é urgente e o que é importante para a manutenção (e para o crescimento) do seu próprio provedor. Confira!
Capacidade e infraestrutura
De acordo com levantamento do IX.br, (Brasil Internet Exchange, um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil), o consumo de internet quebrou recordes durante a pandemia do novo Coronavírus em função do isolamento social. Com mais pessoas trabalhando em casa — e outras tantas afastadas de suas funções profissionais —, o tráfego chegou a bater 11Tb/s (terabits por segundo).
Os gestores de ISPs sabem exatamente o que isso significa: aumento exponencial da demanda e, por consequência, uma necessidade premente de ampliar a disponibilidade de dados. Com isso, muitos provedores perceberam fragilidades na infraestrutura tecnológica ao deixar de entregar um serviço de excelência ao consumidor final.
Na ponta da cadeia, a experiência pode não ter sido positiva. Esse tipo de problema geralmente impacta de forma negativa na credibilidade da marca e, em casos extremos, pode gerar até cancelamentos.
O desafio, portanto, é assegurar a capacidade de distribuição e trabalhar para que os usuários tenham estabilidade no acesso à internet, principalmente agora quando é mais necessário do que nunca. A modernização da infraestrutura é, sem dúvida, o melhor caminho para viabilizar essa estratégia. E por isso você deve estudar com frequência os indicadores do seu provedor para assim saber quando é o momento certo de fazer investimentos certeiros que vão garantir a qualidade da conexão de seus clientes.
Excelência no atendimento
O atendimento ao cliente é um fator determinante na retenção. Por isso, é essencial que os líderes dos provedores de internet se dediquem a estruturar um processo robusto de suporte — sem incorrer em aumentos significativos dos custos, de preferência.
Uma solução moderna e eficiente para a área de atendimento é o chatbot. Ao incorporar a tecnologia, é possível fazer uma triagem coesa dos chamados, responder dúvidas e realizar ajustes básicos de forma automatizada. Dessa forma, os atendentes otimizam a produtividade e podem focar em tarefas mais complexas e de maior valor agregado.
Na prática, independentemente do estágio do seu negócio, a abordagem é clara: jamais negligencie o bom atendimento e invista em ferramentas capazes de agilizar a solução dos problemas identificados pela sua base de consumidores. Não é fácil, mas é indispensável, principalmente para provedores menores.
Aumento do ticket médio
Em termos gerais, o ticket médio é o valor médio arrecadado com a carteira de clientes . Se, considerando apenas os pagamentos de três usuários, um deles rende R$100, outro R$150 e o último R$200 por mês, o ticket médio mensal é de R$150 (ou seja, R$450/3).
Quando o valor é muito baixo, é possível que o lucro final também não seja tão expressivo. Mesmo que você tenha um volume alto de vendas, o retorno é lento — e, em alguns casos, pode deixar de cobrir os custos de manutenção do cliente.
Uma boa alternativa para aumentar o ticket médio da sua ISP é estruturar um plano de upgrade de serviços, oferecendo mais benefícios por um preço mais competitivo. Outra maneira interessante é estimular a compra de serviços complementares (SVA), fidelizando o cliente a partir da variedade de soluções que ele encontra, aumentando o ticket médio e, ainda, gerando benefício fiscais para o seu provedor.
Maximizar o ticket médio da sua empresa certamente é um desafio estimulante — e que compensa. Seu fluxo de caixa agradece!
Adaptação à inovações tecnológicas
As novas tecnologias são a realidade dos serviços digitais. O panorama não é diferente para os provedores de internet: é preciso permanecer antenado com as inovações do mercado.
A fibra óptica, por exemplo, apresenta demanda crescente e, para performar com lucratividade, exige certo domínio sobre a rede, evitando a escalada de custos com aluguel de uma rede terceirizada. Gerenciar e documentar a rede FTTH, bem como acompanhar os dados estratégicos de cada projeto (financeiro, expansão, etc.) são tarefas imprescindíveis à boa implementação de avanços tecnológicos.
O mesmo acontece com a adaptação ao 5G e com a implantação de soluções que viabilizem a IoT. Todas essas estratégias têm um aspecto relevante em comum: exigem controle, transparência e efetividade na administração de processos. Por esse motivo, é essencial que você possa contar com um bom software de gestão, com sólida e exclusiva experiência em atender provedores de internet.
O conteúdo foi útil e ajudou você a repensar os próximos passos do seu provedor? Ótimo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a potencializar seus resultados por meio da alta performance gerencial. Sucesso e até breve!