Guia completo sobre gestão de equipe e seus principais desafios

Guia completo sobre gestão de equipe e seus principais desafios

Se você é gestor de uma empresa, com certeza sabe que gerir bem uma equipe é essencial para o alcance de melhores resultados, certo? Por isso, a busca por formas de estimular o trabalho colaborativo e de promover o engajamento do time deve ser uma das prioridades de qualquer negócio.

Com uma equipe motivada e totalmente integrada, é possível oferecer um bom atendimento aos clientes, fazer uma boa gestão de leads e ter elevados índices de produtividade. Porém, alcançar esse patamar é um desafio para as empresas, principalmente para aquelas que ainda não têm os seus processos estruturados.

Por esse motivo, preparamos este post para ajudar você a fazer uma boa gestão de equipe e, assim, se destacar dos seus concorrentes. Ficou curioso para saber sobre o assunto? Então, continue a leitura e fique atento a todas as dicas que separamos para ajudar você nesse processo. Vamos lá?

Qual a importância da gestão de equipe?

Uma boa gestão de equipes nada mais é do que o controle eficiente do trabalho e desempenho de um grupo de colaboradores. Para isso, é importante que o líder desenvolva uma comunicação clara, consiga delegar tarefas entre os funcionários e saiba discutir e priorizar eventuais problemas.

Na prática, o gerenciamento de equipe tem o papel de:

  • incentivar a colaboração entre os funcionários;
  • garantir o equilíbrio entre a qualidade dos serviços e a produtividade;
  • alinhar a visão dos colaboradores com os valores da empresa;
  • identificar possíveis gargalos no trabalho e ajudar na correção de cada um;
  • motivar o crescimento profissional dos colaboradores.

Portanto, se você faz uma gestão de equipe eficiente, a sua empresa só tem a ganhar. Além de ter um time alinhado com os objetivos do seu negócio, os seus colaboradores se sentem engajados e motivados para desempenhar as suas funções. Com isso, você consegue entender a importância de não negligenciar esse processo, certo?

Gestão de equipe: como otimizar as entregas e a produção da sua empresa?

Uma boa gestão de equipe contribui para a otimização das entregas e da produtividade das empresas. Isso porque os colaboradores se sentem mais motivados a dar o melhor de si para alcançar os objetivos definidos pelos gestores.

A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar você a otimizar as entregas e a produção da sua equipe. Acompanhe!

Aposte na cultura de feedback

Ao investir em uma cultura de feedback, você consegue oferecer avaliações construtivas e que podem ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe. Para isso, esses momentos podem ser individuais ou coletivos e é importante que sejam realizados com frequência e de maneira respeitosa. Busque ler artigos que ensinam sobre como dar um feedback adequado se tiver dúvidas.

Além disso, é importante que você também esteja aberto a receber feedbacks dos colaboradores. Dessa forma, a equipe sente que a sua opinião é valorizada pela empresa, o que contribui para aumentar a motivação no trabalho.

Evidencie a importância de cada um para a empresa

Conhecer cada integrante do seu time é essencial para garantir um bom clima organizacional e para construir uma relação de confiança na sua empresa. Para isso, seja cordial e respeitoso com todos que trabalham com você e incentive esse comportamento entre todos os seus colaboradores.

Dessa forma, toda a equipe se sentirá valorizada e motivada a oferecer o máximo do seu potencial em busca do crescimento da empresa. Afinal, os integrantes passam a sentir que realmente fazem parte da organização e que o seu trabalho é tão importante quanto o dos demais.

Deixe claro quais são os objetivos da empresa

Existem, basicamente, cinco tipos de metas que toda empresa deve determinar periodicamente:

  • específicas: correspondem às metas definidas com clareza e objetividade;
  • mensuráveis: são aquelas que podem ser medidas;
  • atingíveis: equivalem às metas que são alcançáveis pela organização;
  • relevantes: são aquelas que realmente fazem a diferença no negócio e trazem impactos positivos;
  • temporais: são as metas que têm um tempo associado para serem alcançadas.

Após fazer esse planejamento, é importante compartilhá-lo com toda a equipe. Dessa forma, os colaboradores têm ciência de onde a empresa quer chegar e conseguem entender melhor os motivos para fazer um bom trabalho. Com isso, se sentem mais motivados para desempenhar as suas atividades e conseguem dar opiniões que contribuam para o alcance dos objetivos.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

A otimização das entregas e da produção tem uma estreita relação com o preparo, conhecimento e experiências dos colaboradores. Por isso, é essencial que a sua empresa ofereça, frequentemente, treinamentos e oportunidades de capacitação.

Dessa forma, além de a equipe se sentir mais motivada, os seus integrantes adquirem novas habilidades e conhecimentos que os ajudarão a desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível. Com isso, a produtividade da empresa aumenta, o que pode impactar positivamente nos seus resultados financeiros. A MK, por exemplo, realiza treinamentos periódicos e webinars gratuitos sobre temas relacionados a provedores de internet. Convide-os para participar sempre que possível.

Crie um sistema de recompensas

A criação de um sistema de recompensas é essencial para otimizar as entregas e a produção da sua empresa. Isso porque os colaboradores se sentem mais motivados a desenvolver um trabalho com excelência e a adotar uma postura mais colaborativa.

Para isso, você pode adotar um sistema de recompensas que seja baseado no alcance de metas individuais e coletivas. Não se esqueça de entender quais são as necessidades dos seus colaboradores e de analisar o seu orçamento, certo?

Identifique os profissionais certos para cada função

A escolha dos profissionais adequados para cada tarefa é essencial para otimizar as entregas e a produtividade. Isso porque cada pessoa é qualificada com habilidades e conhecimentos diferentes que se enquadram melhor em uma posição que em outra. Portanto, se você está em busca da otimização de processos, conheça bem a sua equipe e identifique como os seus talentos devem ser posicionados na hierarquia da sua empresa.

Invista na comunicação interna

Uma boa comunicação interna ajuda na criação de uma relação de confiança entre a empresa e os colaboradores. Por isso, é importante usar vários canais para que todos tenham acesso a todas as informações relevantes da organização. Alguns meios que podem ser utilizados são: e-mails, mural de avisos, reuniões gerenciais e jornais.

Quais os principais erros da gestão de equipe?

A seguir, apresentamos alguns dos principais desafios da gestão de equipe. Ao ter conhecimento sobre cada um, fica mais fácil saber qual é o caminho para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

Falta de comunicação – Comunicação falha

A falha na comunicação é um dos principais desafios da gestão de equipes. Isso porque, na ausência de informações claras, os colaboradores podem tomar decisões que não estejam alinhadas com os objetivos do negócio. Além disso, os gestores, por não entenderem as particularidades de cada membro do time, podem delegar funções de maneira inadequada, o que pode ocasionar algum desconforto.

Por isso, é importante que você promova o engajamento da equipe e incentive a maior a transparência entre os colaboradores e o compartilhamento de dúvidas. Dessa forma, todos têm clareza quanto às funções que devem desempenhar e se sentem mais motivados na sua rotina de trabalho.

Mau gerenciamento do tempo

Os gestores que não fazem uma boa gestão de equipe podem ficar sobrecarregados. Isso porque eles podem ter que se debruçar sobre determinadas questões que poderiam ser evitadas, desperdiçando, assim, o seu precioso tempo.

Por isso, para garantir a maior produtividade na sua empresa e ter ganhos de escala, não deixe de investir em uma boa gestão de equipe. Dessa forma, todos conseguem entender as suas funções no time, os prazos de execução das tarefas e, consequentemente, fazer um gerenciamento eficaz do tempo.

Ausência de confiança

Muitas vezes, a falta de engajamento dos colaboradores pode ser resultado da falta de confiança no gestor ou na empresa. Quando isso ocorre, eles não atuam com o máximo do seu potencial, o que diminui a produtividade do negócio.

Por isso, você deve buscar formas de engajar a sua equipe para que os integrantes se sintam motivados a emitir a sua opinião e buscar sempre novas soluções para as questões do dia a dia de trabalho.

Falta de engajamento

Quando os colaboradores perdem a confiança nos gestores ou na empresa, é comum que deixem de se engajar e percam o comprometimento e a responsabilidade na realização das suas tarefas. Como eles não se sentem parte do negócio, acabam não exercendo o seu máximo potencial. Além disso, podem não se sentir responsáveis por nada, até mesmo pelos seus próprios erros.

Esse tipo de postura, além de prejudicar a realização de atividades colaborativas, tem um impacto negativo na produtividade da empresa. Da mesma forma, também prejudica a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Por isso, é essencial que os gestores conheçam o seu time para identificar quais pontos exigem mais atenção.

Falta de metas e objetivos

A ausência de metas e objetivos acertados é um dos grandes desafios da gestão de equipes. Isso porque, como a empresa não tem clareza em relação a quais resultados espera alcançar, os colaboradores podem se ocupar com tarefas que não trazem grandes impactos na organização.

Por isso, é essencial ter um planejamento estratégico, em que sejam definidos objetivos de curto, médio e longo prazos. Além disso, é importante que todos os colaboradores tenham acesso a esse documento para que entendam como podem contribuir para alcançar cada um.

Como superar esses desafios?

A superação dos desafios da gestão de equipe deve ser alcançada a partir da adoção de algumas ações fundamentais nas empresas. Acompanhe as principais!

Estimular a confiança

Uma das práticas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo é o feedback. Com essa estratégia, é possível estimular o diálogo entre os gestores e os funcionários, o que contribui para criar uma relação de confiança mútua.

Incentivar o sentimento de equipe

Uma equipe que tem o sentimento de pertencimento é ágil e os seus integrantes são empenhados em executar as suas tarefas e tomar decisões. Porém, para que isso aconteça, é importante que todos saibam quais são os objetivos da empresa e que sejam estabelecidas metas individuais e coletivas.

Fazer a gestão de tarefas

O uso de um software de gestão de tarefas é uma boa solução para aumentar a responsabilidade dos integrantes do time. Com essa ferramenta, é possível acompanhar o andamento das atividades, o que contribui para o maior êxito no cumprimento das metas e prazos estabelecidos.

Otimizar a comunicação

Como explicamos, as falhas na comunicação são um dos maiores desafios da gestão de equipe. Além de prejudicarem o engajamento do time, podem gerar retrabalho e perda de tempo e de recursos. Por isso, é importante que os gestores tenham uma cultura de feedback e invistam em ferramentas que facilitem a comunicação entre todos os setores da empresa como o Slack, por exemplo.

Quais são as principais métricas para a gestão de equipe?

O acompanhamento de métricas para a gestão de equipe é essencial para que as empresas possam atuar de maneira estratégica, seja com o objetivo de aumentar o seu faturamento ou de fazer a prospecção de clientes. A partir da análise dos seus resultados, é possível identificar aspectos positivos e negativos do negócio. Com isso, podem ser adotadas as ações necessárias com o alcance de melhores resultados.

A seguir, apresentamos algumas das principais métricas que você deve monitorar no seu negócio. Acompanhe!

Taxas de absenteísmo

As ausências são comuns em toda organização. Porém, é importante ter atenção quando ocorrem de maneira excessiva, pois podem ocasionar prejuízos para as empresas. Ao avaliar a taxa de absenteísmo é possível identificar quais são as causas mais recorrentes das faltas dos colaboradores. Com isso, podem ser adotadas as ações necessárias para minimizar o problema.

Como analisar?

Para calcular a taxa de absenteísmo da sua empresa, você pode utilizar a seguinte fórmula:

(total de colaboradores x total de atrasos e faltas) / total de colaboradores x total de dias úteis)

Para exemplificar, suponha que a empresa tenha 20 colaboradores, uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, sendo 20 dias úteis no mês e 1 falta, em média, por colaborador. Nesse caso, a taxa de absenteísmo é de:

(20 x 1) / (20 x 20) = 0,05 ou 5%.

É importante ressaltar que não existe um consenso sobre o valor ideal da taxa de absenteísmo nas empresas. Porém, em geral, um resultado considerado aceitável é de até 4%. Se o seu negócio apresentar valores superiores, é importante ficar em alerta, certo?

Satisfação do colaborador

Em geral, colaboradores satisfeitos se sentem mais motivados para desenvolver as suas atividades e entregam mais resultados para as empresas. Por isso, é essencial avaliar o nível de satisfação da equipe para identificar quais aspectos devem ser melhorados no seu negócio.

Como analisar?

A realização de pesquisas de satisfação é uma das maneiras mais utilizadas para medir o nível de satisfação dos colaboradores nas empresas. Para isso, podem ser criados formulários online no Google para que os funcionários respondam de maneira anônima. É importante que nesta pesquisa sejam abordadas questões como:

  • expectativas em relação ao trabalho;
  • relacionamento com os gestores;
  • ergonomia;
  • situações estressantes.

Com base nos resultados da pesquisa, os gestores conseguem medir o grau de satisfação dos colaboradores em relação a vários aspectos da empresa e adotar as melhorias necessárias.

Índice de reclamações trabalhistas

Essa métrica é útil para identificar conflitos organizacionais, falhas na gestão e o não cumprimento dos direitos dos profissionais. Além disso, ela serve para medir a responsabilidade social das empresas e as condições de trabalho. Devido à sua importância, você deve avaliá-la periodicamente na sua empresa para garantir o bem-estar dos seus colaboradores.

Como analisar?

Para calcular o índice de reclamações trabalhistas da sua empresa, você pode utilizar a seguinte fórmula:

reclamações trabalhistas = (quantidade de reclamações trabalhistas / quantidade de profissionais desligados) * 100.

Para exemplificar, suponha que a empresa tenha tido 5 reclamações trabalhistas em determinado período e 7 profissionais desligados. Nesse caso, o índice de reclamações trabalhistas é de:

(5 / 7) * 100 = 71,4% .

É importante que você tenha atenção a esse resultado, pois as causas trabalhistas podem prejudicar a imagem da sua empresa no mercado, além de gerar multas muito elevadas.

Avaliação de desempenho

Ao fazer a avaliação de desempenho, é possível avaliar a performance dos colaboradores de uma empresa. Por meio dessa metodologia, é possível identificar se os membros do time estão abaixo, atendem ou excedem o desempenho esperado pela organização. A partir da análise do seu resultado, os gestores conseguem definir as ações necessárias para alcançar melhores resultados.

Como analisar?

A avaliação de desempenho pode ser feita em qualquer momento na sua empresa. Para realizá-la, você pode seguir as seguintes etapas básicas:

  • apreciar o comportamento do funcionário diariamente: por meio dessa observação, você consegue avaliar aspectos como nível de comprometimento, relacionamento com a equipe, progressos e dificuldades, oferecendo feedbacks para a melhoria dos profissionais;
  • identificação de problemas: nessa etapa você deve identificar os problemas existentes para solucioná-los junto dos colaboradores, com o objetivo de manter a produtividade da equipe;
  • realização de entrevistas: essa etapa é fundamental e é a partir dela que você consegue avaliar a evolução do colaborador na empresa e, se necessário, adotar medidas para melhorar qualquer situação fora do normal.

Taxa de turnover

O turnover mede a taxa de rotatividade dos colaboradores nas empresas. Quando o seu resultado é elevado, o negócio pode apresentar problemas como:

  • ausência de infraestrutura;
  • remuneração abaixo da média de mercado;
  • falta de motivação dos colaboradores;
  • administração ineficiente.

Quando a rotatividade é elevada, a empresa tem um aumento de custos com cancelamento de contratos, abertura de novos processos seletivos e treinamento de novos funcionários. Além disso, há uma redução na produtividade, o que pode impactar na lucratividade do negócio.

Como analisar?

Para calcular a taxa de turnover da sua empresa, você pode utilizar a seguinte fórmula:

[(total de admissões mensais + total de desligamentos mensais) / 2] / total de colaboradores

Para exemplificar, suponha que a empresa tenha 50 colaboradores e, durante determinado período, contratou 10 funcionários, mas desligou 5. Nesse caso, a taxa de turnover é de:

[(10 + 5) / 2] / 50 = 0,15 ou 15%.

É importante ressaltar que esse resultado deve ser próximo de 10%, mas é preciso avaliar o contexto da sua empresa para saber o resultado ideal. Além disso, você pode associar essa fórmula a várias outras métricas para ter uma resultado mais apurado da situação do seu negócio.

Por que os gestores devem analisar essa métricas?

A análise de métricas de gestão de equipe é essencial para a tomada de decisões nas empresas. Isso porque os gestores conseguem entender quais áreas precisam de mais atenção e quais experiências de sucesso devem ser reproduzidas em outros setores. A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens de analisá-las. Acompanhe!

Aumento da produtividade

A análise de métricas para a gestão de equipes permite que os gestores avaliem quais aspectos merecem atenção no seu negócio. Dessa forma, é possível adotar ações para corrigir os problemas encontrados e, assim, aumentar a produtividade dos colaboradores.

Otimização de recursos

Ao fazer o monitoramento dessas métricas, é possível identificar quais áreas estão utilizando poucos recursos e quais estão usando em excesso. Com isso, os gestores conseguem adotar ações com o objetivo de otimizar o uso desses recursos e, assim, obter melhores resultados.

Diminuição de custos operacionais

A avaliação de métricas adequadas permite que os gestores tenham uma visão geral de todas as áreas da sua empresa. Com isso, é possível fazer uma boa projeção de faturamento e identificar quais setores precisam de alguma intervenção para evitar o desperdício de tempo e recursos.

Como você pode perceber, uma boa gestão de equipe é essencial para o alcance de melhores resultados nas empresas. Porém, para que os gestores tenham êxito nessa tarefa é importante desenvolver uma relação de respeito e confiança com os colaboradores, para que todos se sintam valorizados no seu ambiente de trabalho. Além disso, o gerenciamento eficiente do time deve ser um processo constante e uma das prioridades de toda organização. Afinal, o capital humano é um dos ativos mais valiosos de qualquer empresa.

E aí, gostou deste post? Entendeu por que você deve investir em um bom gerenciamento de equipe no seu negócio? Conheceu os principais desafios desse processo e já sabe como superá-los? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a todas essas dicas. Até a próxima!

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