Qual a função do Marketing dentro de um provedor?

Ter uma presença forte nos ambientes digitais é essencial para qualquer empresa de sucesso hoje em dia, principalmente os provedores de internet. Sendo assim, ao longo deste artigo apresentaremos quais estratégias de marketing digital podem ser adotadas para prospectar, conquistar e fidelizar consumidores, de modo a maximizar o seu fluxo de receitas.

Para ficar por dentro do tema e saber como o seu provedor pode vender mais, continue a leitura do nosso artigo até o final!

Como maximizar as vendas de provedores e captar novos clientes?

O uso do marketing digital se tornou praticamente obrigatório em empresas dos mais variados setores. Por isso, entender  como funcionam as estratégias online é essencial para os provedores de internet.. Acompanhe as subseções a seguir e veja como é possível conseguir mais vendas por meio do marketing digital!

SEO

Sempre que você faz uma pesquisa no Google, a plataforma utiliza algoritmos para entregar os resultados que mais estão relacionados com as palavras-chave que foram digitadas. Todo site ou blog na Internet utiliza estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que possam ser bem ranqueadas pelo Google.

Portanto, é preciso lançar mão de técnicas que façam com que o conteúdo do blog ou do site da sua empresa obtenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Para isso, é importante entender bem como utilizar as palavras-chave relacionadas com provedores de Internet. Além disso, o algoritmo do Google prioriza conteúdos ricos e de qualidade. Confira algumas dicas específicas sobre como explorar melhor esta ferramenta poderosíssima.

SEO on page

Para entender como o SEO on page funciona na prática, daremos o seguinte exemplo. Suponha que você queira publicar no blog da empresa um artigo sobre Internet das Coisas. Essa  será a palavra-chave usada para que as pessoas encontrem o seu conteúdo, portanto é preciso fazer uma distribuição ao longo do texto, de modo que o algoritmo do Google entenda que aquele conteúdo é relevante e deve ser bem classificado nos resultados da pesquisa.

Via de regra, é recomendado usar o termo “Internet das Coisas” no início e no final do texto, e nos intertítulos sempre que possível. Convém também enfatizar que a repetição excessiva da palavra-chave no artigo fará com que o conteúdo seja penalizado pela plataforma.

Além disso, se o seu blog já tem uma boa quantidade de textos publicados, é importante investir em links internos, o que contribuirá para que as pessoas fiquem mais tempo na página, uma vez que ela termina de ler um conteúdo e depois clica em algum link para ler outro. Tudo isso contribui para o seu artigo aparecer nos primeiros resultados do Google.

SEO off page

Basicamente, o SEO off page consiste em otimizações que são realizadas fora do blog ou site do provedor de Internet. Ainda tomando por referência o exemplo citado há pouco, vamos supor que o seu artigo sobre Internet das Coisas obteve uma boa relevância para os motores de busca do Google, e, dessa forma, algum blog grande e conhecido do público fez um link interno que leva para a sua página.

Quando isso acontece, a relevância da página pode aumentar bastante, fazendo com que mais pessoas venham a visitá-la e, posteriormente, se tornarem clientes do provedor de Internet.

Anúncios

Além das estratégias de SEO que trazem visitantes de forma orgânica ao seu blog ou site, existe a possibilidade de investir em anúncios, sendo que a principal ferramenta para isso é o Google Ads. Os primeiros resultados, em grande parte das pesquisas, são links patrocinados, cujo conteúdo pode estar relacionado com o interesse de compra de uma pessoa, por exemplo.

Também é importante destacar a necessidade de monitorar continuamente o desempenho dos anúncios, de modo a saber se as pessoas estão acessando a página por meio do SEO ou mídia paga.

Faça simulações de investimento e pense em campanhas específicas que você acredita que trarão mais retorno ao trabalhar com ads. É possível alterar as configurações da campanha enquanto ela roda, portanto adapte o conteúdo através das palavras-chave que mais estão performando e convertendo tráfego para o seu site.

Redes sociais

Muitas empresas usam as redes sociais para se relacionar com o público, e isso costuma fazer muito sucesso. No entanto, não basta criar um perfil da empresa e apenas publicar conteúdo. É preciso estabelecer uma estratégia de conversão, além de uma estrutura para o atendimento, de modo a sanar dúvidas e outras demandas dos consumidores.

Facebook e Instagram possuem ferramentas de impulsionamento muito simplificadas, mas igualmente poderosas. Com um investimento baixo, é possível maximizar o seu alcance em até 100%, além de atingir um número demográfico de potenciais clientes para o seu provedor.

Uma vantagem importante das redes sociais é que elas estabelecem um contato mais próximo e amigável com as pessoas, o que contribui, no médio e longo prazo, para o fortalecimento e a consolidação de uma empresa provedora de Internet.

Como foi visto, os desafios da área de provedor de Internet no Brasil podem ser bastante atenuados com o uso do marketing digital. Isso porque problemas como a carga tributária são compensados com um fluxo recorrente de receitas proveniente do uso de redes sociais, SEO e mídia paga. Hoje em dia é indispensável estar presente no meio digital, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizando a Internet para comprar produtos e contratar serviços.

Viu como é importante investir em estratégias de marketing digital para o seu provedor de Internet conquistar mais clientes? Continue em nosso blog e aproveite para curtir a nossa página no Facebook!

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