Podcast – Nosso CEO Tulio Barbosa fala sobre tecnologia de softwares

Sem tempo pra ler? Ouça aqui:

Nossa história

A MK Solutions é uma empresa que já tem 15 anos de mercado, o que nos faz ter um histórico de experiências desde o princípio do segmento de softwares para provedores de internet. 

Quando surgimos, fomos pioneiros na criação de soluções/softwares para melhoria de gestão e crescimento dos ISPs. O que, desta forma, nos fez crescer exponencialmente até nos tornarmos o maior e mais completo ecossistema de softwares para provedores de internet. 

Nossas soluções sempre tiveram o objetivo de contribuir com o desenvolvimento desses provedores e incluem ferramentas que possibilitam desde o aumento de receita, redução de custos, melhoria na eficiência operacional e, consecutivamente, aumento na satisfação dos assinantes. Ao longo do tempo, fomos criando produtos para acelerar o crescimento organizado, sustentável e rentável dos nossos clientes.

Nova gestão

A MK nasceu como uma empresa familiar, até que em 2020, foi escolhida entre mais de 1000 empresas para ser adquirida pela TBG Investimentos. Desde o processo de escolha, o objetivo sempre foi desenvolver a companhia exponencialmente.

Chegamos em meio à pandemia da covid-19 e sabíamos que o primeiro desafio seria realizar a transição de gestão da forma mais “suave” e confortável para os nossos clientes e colaboradores. O que de fato aconteceu e possibilitou que pudéssemos estruturar a MK para os próximos anos e ainda inovar em meio à efetivação da nova gestão. 

Nesse sentido, pensando em concretizarmos nossos objetivos e nos adequarmos ao modelo de product led growth, criamos as áreas de RH, marketing e CS, e ampliamos a área de tecnologia em 200% – o que nos permitiu trabalhar com squads específicos para cada um dos nossos mais de 8 produtos. Atualmente, a área de tech da MK Solutions corresponde a mais de 40% do time total de colaboradores.

Essas inovações fizeram (e fazem) com que os softwares da MK Solutions sejam cada vez mais completos, explicativos, acessíveis e adequados ao que os provedores de internet precisam. E isso ocorre essencialmente porque mantemos a proximidade necessária com nossos clientes. Eles são uma das principais fontes para o desenvolvimento de novas ferramentas operacionais voltadas ao segmento de ISPs. 

Desafios em meio à pandemia

Infelizmente, a pandemia impactou globalmente muitas vidas negativamente. Mas por outro lado, as ferramentas, a tecnologia e a internet tornaram-se essenciais naquele período.

“Brincamos que empresas como a MK viabilizaram a pandemia e o cotidiano das pessoas. Todos aqueles que precisavam trabalhar, estudar ou executar tarefas essenciais como o pagamento de contas, utilizaram prioritariamente a internet para suprir suas necessidades”, ressalta Tulio. Isso fez com que os serviços que prestamos aos provedores de internet fossem potencializados. 

Para os ISPs, a pandemia foi um momento de ascensão: na pandemia, mesmo quem não utilizasse constantemente a internet, passou a utilizar. Isso fez com que as nossas soluções e o nosso suporte fossem cruciais na entrega do melhor serviço aos assinantes dos nossos clientes. 

O MK BOT, por exemplo, havia sido lançado recentemente nessa época, o que facilitou o atendimento automatizado em diversas empresas. De lá pra cá, a adesão a esse e outros softwares (além da tecnologia como um todo) só aumentou. 

Dinâmica do “erro rápido”

O aplicativo MK CRM+ é um ótimo exemplo. No processo de criação do produto a nossa intenção – na primeira hipótese – seria cadastrar leads, com foco na prospecção de assinantes para os provedores. O que notamos no desenvolvimento da ferramenta, foi que nossos clientes gostariam de captar leads e já efetivar a venda pelo mesmo aplicativo. 

Esse “erro rápido” no período de testes do aplicativo possibilitou que ampliássemos a usabilidade do produto, entregando uma solução muito mais efetiva. Agora, o aplicativo MK CRM+ permite o cadastro de leads para prospecção, a realização de vendas e adesões online, além da assinatura de contratos, registro de atendimentos e muito mais.

Em resumo, o essencial é realizarmos vários testes até termos o maior número de acertos (em relação aos objetivos do público-alvo). É assim que conseguimos desenvolver softwares e soluções realmente assertivas há mais de 15 anos.

Demandas mais frequentes

À medida que o mercado se torna mais competitivo, empresas como a MK precisam ser cada vez mais eficientes. É nesse sentido que trabalhamos com conceitos de “eficiência operacional”, “autoatendimento” e “aumento de satisfação de clientes”.

Todos esses conceitos servem como base para a criação das nossas soluções: o MK ERP é precursor na melhoria de eficiência operacional dos provedores, enquanto o MK BOT viabiliza a agilidade do atendimento automatizado, ao mesmo tempo em que todas as nossas soluções contribuem com a melhoria de performance dos processos diários de atendimento dos ISPs, aumentando assim, a satisfação dos seus assinantes. 

Pensando nisso, criamos recentemente o MK Nextpay, um facilitador financeiro e de cobranças que automatiza muitas das questões burocráticas das empresas, além de oferecer taxas competitivas para a emissão de boletos bancários. Quer saber mais sobre o produto? Clique aqui! 

Gostou do conteúdo? Nos vemos no próximo artigo!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram