No segmento não é novidade que os provedores representam 35,8% de todos os acessos à internet do Brasil. Inclusive, segundo, Rhian Duarte, gerente de relacionamento institucional da ABRINT, “o mercado de provedores de internet praticamente dobrou de tamanho desde 2018, chegando atualmente a mais de 18 mil empresas”.
E, apesar de todas as vantagens e benefícios desse crescimento, a disputa pelo consumidor final têm se tornado cada vez mais acirrada. Pensando nisso, sempre trabalhando em prol dos nossos clientes e parceiros, selecionamos 5 estratégias essenciais para tornar o seu provedor de internet mais competitivo no mercado. Leia a seguir!
1) Rede e infraestrutura são fundamentais
Um dos maiores nomes do marketing já dizia: “um bom produto se vende sozinho”, por isso é essencial que você garanta a qualidade da conexão dos seus usuários.
Para isso, é necessário contar com uma infraestrutura adequada às demandas do seu provedor de internet, sem esquecer, é claro, da previsão de crescimento e dos novos usuários que poderão surgir.
O serviço que não satisfaz as necessidades do consumidor final, não se sustenta diante da concorrência a longo prazo. Por isso, encare os investimentos em uma boa infraestrutura como uma possibilidade de sucesso para o seu negócio.
2) Invista em tecnologia
Basta olharmos ao redor para termos certeza de que é preciso investir em tecnologia e inovação para agregar valor ao cliente. Smartphones, notebooks e quaisquer que sejam os equipamentos eletrônicos, já não são mais considerados “adereços de luxo”. Tais produtos tornaram-se essenciais para o ser humano e em 99% das vezes, precisam de uma boa conexão à internet para terem real efetividade.
Portanto, mantenha-se atento aos novos equipamentos e tecnologias que surgem constantemente no mercado, pois é justamente através dessas soluções que você poderá alcançar os melhores resultados no seu negócio.
E de soluções, tecnologia e bons resultados, nós entendemos bem. A MK Solutions atua há mais de 15 anos no mercado de gestão para provedores de internet, criando produtos, funcionalidades e aplicativos que otimizam o tempo no seu provedor, auxiliando no aumento das vendas e na lucratividade do seu negócio. O novo MK Sac+, por exemplo, é a excelência do Serviço de Atendimento ao Cliente dentro do smartphone. Os provedores que utilizarem essa solução estarão muito à frente da concorrência, ao mesmo tempo em que prestarão o melhor atendimento aos seus clientes. Quer saber mais? Vamos conversar!
3) Personalize os serviços do seu provedor
Voltando às estratégias de competitividade, vamos falar sobre exclusividade e personalização: se você é empresário e empreendedor, é bem provável que também seja cliente. O que lhe faz mais feliz? Um produto que vá de encontro aos seus anseios ou um produto generalizado, feito para uma grande maioria?
Pois é! Os provedores que quiserem se destacar no mercado terão que apresentar propostas de negócios diferenciadas aos seus clientes. E como fazer isso? Oferecendo mais serviços a preços competitivos. Canais de televisão e possibilidades de streaming são um ótimo exemplo. Vale a pena pagar um pouquinho a mais na mensalidade da internet para ver os filhos felizes assistindo as animações da Nickelodeon, não é mesmo? A MK oferece integrações incríveis para agregar muito mais valor aos serviços que o seu provedor oferece aos assinantes. Confira aqui.
4) Ofereça o melhor atendimento e suporte
É bem provável que você já tenha visto alguma notícia no Google com o título “Bom atendimento é fator decisivo para a escolha dos consumidores”, caso não tenha visto, nossos mais de 15 anos no mercado podem comprovar: no segmento de telecomunicações essa regra vale em dobro.
Por isso, faça o máximo de esforço para facilitar a comunicação entre cliente e equipe. Certifique-se de ter um time bem treinado e motivado para oferecer um bom suporte técnico a seus usuários, com atenção, agilidade e eficiência. Esse com certeza será um diferencial que destacará o seu provedor em relação aos concorrentes, além de contribuir com a retenção de clientes. E quer saber qual a dica de ouro? Com o MK BOT, nosso robô de auto atendimento e o App MK SAC+, você tem muito mais chances de literalmente encantar seus assinantes.
5) Divulgue seus serviços
O óbvio precisa ser dito: “venda seu peixe”. Um bom marketing é essencial para tornar seu provedor mais competitivo no mercado. Com planejamento estratégico e ações bem definidas, você pode ampliar o controle das informações sobre a sua empresa, gerar conteúdos interessantes, tirar dúvidas e acelerar o processo de compra dos clientes.
Muitas são as estratégias que você pode adotar para fazer a divulgação do seu provedor, a escolha de cada uma delas vai depender do cenário em que seu negócio está inserido. Considere anúncios em mídias tradicionais, como TV e outdoors que possuem grande visibilidade e, especialmente as mídias on-line, como redes sociais e buscadores. Atualmente o marketing digital está fortemente presente em nossas vidas e você precisa “ser visto” quando os usuários de internet estiverem a procura de uma conexão de qualidade. Aqui no blog Mk solutions você também encontra um passo a passo para a prospecção de clientes online no caso de você optar por um marketing mais agressivo e ativo.
Gostou das estratégias? Chegou a hora de colocá-las em prática. Para que você tenha mais efetividade, reserve um tempo para analisar o cenário do seu negócio e analisar a forma correta de adaptá-las à sua realidade. Em caso de dúvidas, conte com a nossa parceria!
Até o próximo artigo.