A fidelização de clientes consiste em uma estratégia voltada à manutenção do vínculo do consumidor com a empresa provedora de Internet. Vários fatores levam a isso, cabendo ao gestor identificar todas as forças e fraquezas do seu negócio, de modo que consiga construir e monitorar seu planejamento estratégico.
Outro ponto a ser observado diz respeito aos clientes já inseridos na base de dados da empresa. Em outras palavras, é sempre importante avaliar o serviço que foi contratado e garantir que ele esteja satisfeito. Dessa forma, você pode oferecer novos pacotes, agregando mais valor ao consumidor. Se esse cuidado não for tomado, haverá risco do seu cliente cancelar o contrato e procurar outro provedor de Internet.
Quer se aprofundar no tema? Continue a leitura do nosso artigo até o final e veja as 3 principais estratégias de fidelização de clientes!
Quais os benefícios da fidelização de clientes?
Cada vez mais pessoas estão contratando empresas provedoras de Internet, o que eleva a concorrência e exige mais eficiência no atendimento e relacionamento com o consumidor. Clientes fiéis ao seu negócio não só significam mais receita como também divulgação por meio de indicação, o famoso “boca a boca” grátis. Além disso, outros benefícios da fidelização estão relacionados com:
- estratégia mais econômica, uma vez que fidelizar um cliente custa menos do que prospectar um novo, que passará por todas as etapas do funil de vendas;
- aumento de vendas e faturamento;
- diminuição do churn
Quais as principais estratégias de fidelização de clientes?
Para fidelizar clientes, é preciso desenvolver estratégias e monitorar continuamente a efetividade delas. Acompanhe as subseções a seguir e conheça 3 das principais formas que você pode adotar no seu provedor de Internet!
1. Excelência de atendimento
Um bom atendimento é composto de agilidade, cordialidade e eficiência. No entanto, é importante também consultar os clientes, por meio de pesquisas de satisfação. Dessa forma, a empresa consegue identificar melhor as suas deficiências, bem como a necessidade de investir em ferramentas para melhorar as rotinas de atendimento ao consumidor. Um exemplo disso são bots que realizam ações automatizadas, como a impressão de segunda via de boleto ou desbloqueio de contas, por exemplo.
2. Conhecer os clientes
Conhecer bem os clientes é essencial na hora de estabelecer um relacionamento personalizado. Para isso, é preciso identificar as suas preferências e gostos, sendo que um software de CRM é uma excelente ferramenta, uma vez que realiza não só o cadastro dos consumidores, como também faz todo o gerenciamento e acompanhamento da sua experiência. Com um CRM integrado nativamente ao seu software de gestão, além de alavancar as vendas, você vai identificar padrões coletivos e individuais dos seus clientes, que podem servir como direcionadores de investimentos futuros, além de ter tudo registrado em um só local.
3. Entender as necessidades dos clientes
Uma vez que você conhece o seu cliente, entender as necessidades dele passa a ser bem mais fácil. Se ele estiver insatisfeito com o serviço do provedor, por exemplo, é possível fazer ofertas com maior valor agregado e mantê-lo fiel. Da mesma forma, é indispensável acompanhar o cliente que fechou negócio recentemente, no intuito de saber se ele está satisfeito com o serviço prestado. Quanto mais rápido e eficiente você tiver informações da satisfação do seu cliente, mais rápido poderá agir para proporcioná-lo uma melhor experiência.
A fidelização de assinantes é voltada à manutenção do vínculo do consumidor com a empresa provedora de Internet. As dicas apresentadas ao longo do texto ajudarão o seu negócio a aprimorar continuamente o atendimento e o relacionamento com o cliente, de modo a identificar as suas necessidades e gostos, exigindo o monitoramento por meio de um software de CRM.
O que achou de conhecer 3 das principais estratégias para a fidelização de assinantes do seu provedor de Internet? Continue no blog da MK Solutions e aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais!