O Big Data trouxe diversos avanços no ambiente corporativo e no ramo de telecomunicações não foi diferente. Empresas dos mais variados segmentos passaram a adotar essa ferramenta para extrair informações estratégicas com base em seus dados. Dessa forma, os gestores deixaram de utilizar a intuição na hora de tomar decisões, e em vez disso, passaram a realizar ações baseadas em informações precisas e constantemente atualizadas.
O setor de telecomunicações foi bastante impactado pelo Big Data, de modo que muitas melhorias notáveis em processos podem ser vivenciadas diariamente em grandes empresas do segmento. No entanto, vale salientar que o volume de dados tende a aumentar bastante nos próximos anos, o que requer adaptações em provedores de internet de todos os tamanhos na hora de lidar com esse fluxo crescente de informações.
Quer se aprofundar no tema e entender como Big Data e telecomunicação se relacionam? Continue então a leitura do nosso artigo até o final!
Integração e conectividade entre setores
Uma das características mais importantes do Big Data está na integração entre os diversos setores de uma empresa. Na prática, isso significa que as informações contidas nos softwares de cada departamento são mais facilmente coletadas, analisadas e compartilhadas, gerando insights que os gestores utilizam na hora de tomar decisões. Setores comovendas, marketing e financeiro podem ter uma sinergia maior , o que impacta diretamente no aumento da eficiência dos processos internos e, consequentemente, nas vendas.
A importância do preparo para o grande volume do fluxo de dados
Como já foi explicado , é preciso que as empresas de telecomunicações estejam preparadas para lidar com o grande crescimento no fluxo de dados. Uma das razões para isso é a popularização iminente da tecnologia 5G, que, além de mais rápida, tem capacidade para conectar um grande número de dispositivos. Em outras palavras, além de carros, computadores e celulares enviarem e receberem dados continuamente, eletrodomésticos e inúmeros outros aparelhos poderão se comunicar, gerando um volume quase incomensurável de informações.
A pandemia também contribuiu bastante para o aumento de fluxo de dados e conectividade, como por exemplo, as pessoas usaram ainda mais os dispositivos móveis para fazer compras online e diversos outros procedimentos. Isso significa, na prática, mais dados para o Big Data coletar e processar sobre as preferências e necessidades dos consumidores. Obviamente, lidar com tantas informações requer investimentos consideráveis em infraestrutura, o que ainda não é uma realidade tangível para muitas empresas.
A ligação da Telecom com a segurança de dados
Conforme aumenta a quantidade de dispositivos conectados àInternet, maiores são as exposições à ação de criminosos virtuais. Com tantos dados sendo gerados e enviados diariamente, aumentam os riscos de eles serem interceptados e caírem em mãos erradas. Essa certamente é uma dor de cabeça que todas as empresas querem evitar.
Garantir a segurança dos dados dos seus usuários deve ser sempre uma prioridade. Por isso, mais do que nunca, será necessário reforçar medidas de segurança de informações, como por exemplo bloquear acesso externo ao ssh do servidor que está instalado o cluster de autenticação. Revisar acesso de ex-colaboradores, ter um firewall que proteja o acesso aos IP’s.
A experiência do cliente relacionada ao Big Data e Telecom
Outros dois conceitos relacionados ao Big Data e que impactam as telecomunicações são a Inteligência Artificial e o Machine Learning. Por meio de ambos, as empresas conseguem cruzar e correlacionar dados que antes pareciam não ter nenhuma relação. As consequências disso são processos internos mais robustos e melhorias constantes no atendimento ao cliente, que passa a ser mais rápido, ágil, eficiente e preciso.
Nos dias de hoje, os consumidores desejam muito mais do que adquirir bons produtos ou serviços. Nesse sentido, é preciso que as empresas busquem maneiras de estabelecer um relacionamento que seja sólido e duradouro. Isso passa, necessariamente, pela definição do cliente ideal do negócio, conhecido como persona, que é aquele que permanece por um longo tempo trazendo receitas para a empresa, além de ser um promotor, divulgando a companhia para outras pessoas.
Principais benefícios do Big Data
Você já deve ter percebido que o Big Data traz grandes impactos ao setor de telecomunicações, não é mesmo? Essa tecnologia torna o seu negócio não só mais competitivo, mas também alinhado com as tendências atuais e futuras do mercado. Para entender melhor como se beneficiar do Big Data, acompanhe as subseções a seguir!
Fidelização de clientes
Clientes fiéis geram receita recorrente e fazem propaganda da empresa para pessoas próximas e nos muitos sites de avaliação na Internet. O Big Data auxilia o gestor a entender ,precisamente, o que o seu cliente deseja e procura, de modo que seja ofertado produtos personalizados, promoções e descontos, por exemplo. Fidelizar é muito mais barato do que captar potenciais compradores do zero, que devem passar pelas etapas do funil de vendas. Portanto, o Big Data também contribui para a redução nos custos de aquisição de novos clientes.
Identificação de oportunidades
Além de cruzar e correlacionar dados, a Inteligência Artificial e o Machine Learning auxiliam os gestores a identificar novas oportunidades, por meio das chamadas análises preditivas. Basicamente, algoritmos técnicos e estatísticos coletam diversos dados de histórico da empresa, de modo a entregar informações que são úteis para a elaboração de novas estratégias de negócio, bem como a criação de novos produtos. Dessa forma, é possível sair da frente da concorrência e explorar novos mercados consumidores no futuro com um excelente software de Inteligência de Mercado.
Análise de informação em tempo real
Conforme o mundo se torna mais conectado, aumenta a velocidade em que as informações são atualizadas. No ambiente corporativo, acompanhar todas as mudanças é fundamental, de modo que as empresas estejam sempre prontas para atender novas demandas de uma forma eficaz, mas sem perder a eficiência nos processos e no atendimento ao cliente. Nesse sentido, quando um software possui Big Data, ele entrega informações precisas e atualizadas aos gestores em tempo real, auxiliando-os a tomar as melhores decisões de negócio.
Viu como Big Data e telecomunicação se relacionam? Ao longo do texto, foi possível observar os muitos impactos que a análise de dados em tempo real proporciona às empresas do setor, trazendo melhorias nos processos internos e no atendimento ao cliente. Nós da MK Solutions temos aquilo que você precisa, por meio de um software robusto que fará o seu negócio vender mais e se destacar no mercado!
Para saber mais sobre como a MK Solutions pode trazer melhorias significativas ao seu negócio, entre emcontato conosco e fale com um de nossos especialistas!